Pular para o conteúdo principal

Cultura e Resistência Indígena Guarani


Quem esteve na ultima quarta-feira, (24) na Unifesp - Silva Jardim teve a oportunidade de presenciar um momento muito diferente da rotina acadêmica.

Aconteciam ali as atividades “Cultura e Resistência Indígena Guarani”, organizado pelo PET de Educação Popular; um momento de celebração mas também de resistência - Com exposição de fotografias e vídeos do fotógrafo Ailton Martins que mostram um pouco da rotina da Aldeia Tekoá Paranapuã (São Vicente). que apresentou seu artesanato típico, suas músicas e danças. 

O simples fato de encontrar crianças brincando dentro da universidade já algo incomum, quanto mais crianças indígenas, aí o estranhamento é ainda maior.” Disse a professora Raiane Assumpção


Quando estudamos algo sobre os índios durante as aulas de história nos tempos de escola, porém ouvir o que eles tem a nos dizer é muito mais profundo - afinal, é necessário lembrar que eles são os primeiros habitantes e a "descoberta do Brasil" foi na verdade uma invasão. O relato do dia a dia da comunidade indígena nos faz refletir sobre isso de forma profunda quando são os próprios índios que contam sua história. 

A verdade é que temos muita dificuldade em olhar para o mundo sem sermos afetados pela inclinação narcisista de nossa cultura que tende a entender o pensamento do “outro” como uma visão visão precária ou um mero esboço do pensamento ocidental.

A Aldeia Tekoá Paranapuã, por exemplo, está sofrendo uma ação na justiça - autoridades determinaram no fim do ano passado uma reintegração de posse na área da aldeia alegando dentre outras coisas estarem eles morando dentro de um parque ambiental, entretanto, há que se manter em vista que os povos indígenas estavam aqui muito antes da existência de um parque e, certamente, se algo causa prejuízo ambiental, não é a existência da aldeia, pois as comunidades indígenas mantém uma grande comunhão com a natureza, pois tem consciência de que são dependentes dela para sobreviver e seguir suas tradições. 


Outro destaque no evento foi a participação da professora de etnologia indígena Iris Morais de Araújo, que traçou o atual e preocupante panorama da situação dos povos indígenas pelo Brasil, salientando dentre outras coisas que, segundo a Constituição de 1988 as terras das comunidades já deveriam ter sido demarcadas - E que isso ainda está longe de acontecer, tendo em vista o baixíssimo número de estudos e demarcações realizados nos últimos anos. A antropóloga também salientou que projetos de lei como o que permitiria mineração nas terras indígenas e o que pretende privatizar os parques e reservas ecológicos são uma ameça não só aos índios como ao meio ambiente em geral.

Desde então, os Guarani têm lutado para ver os limites reais de sua ocupação tradicional reconhecidos. Apesar de viverem muito próximos à maior mancha urbana do continente, os Guarani de São Vicente praticam seus rituais tradicionais e mantêm viva sua língua. Eles lutam para ter seus direitos territoriais reconhecidos e para que seu idioma e suas expressões culturais sejam celebrados como parte constitutiva e significativa da diversidade cultural brasileira.


Postagens mais visitadas deste blog

Lei de drogas e encarceramento: a culpa é de quem?

Ou por que a Lei de Drogas de 2006 NÃO é a responsável pelo aumento dos aprisionamentos no país * por Marcos de Paula Correlação causal não é relação de causa e efeito Muitas vezes, uma coisa parece ser causa de outra, quando na verdade não é. Esse é um tipo de engano que podemos cometer quando duas coisas estão de fato relacionadas entre si, parecendo haver entre elas uma relação de causalidade, embora entre elas haja apenas uma correlação . Por exemplo: conquanto os estudos não sejam conclusivos, parece haver uma correlação entre fumar maconha e contrair câncer (de boca, garganta ou pulmão). Mas o que de certo já se sabe é que a maconha está muito menos relacionada ao câncer do que o tabaco. O que ocorre é que a combustão da celulose usada no cigarro de maconha é carcinogênica – mas não a própria canábis. Ao contrário, vários estudos mostram que a canábis é antitumoral, ou seja, pode prevenir contra o câncer i . Então, fumar maconha pode estar relacionado a certos casos de cânce

Santos se une a protestos globais em solidariedade à Palestina no sábado (4)

Neste  sábado, 4 de novembro de 2023, cidades ao redor do mundo se unem em um Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, em resposta aos ataques contínuos de Israel contra a Faixa de Gaza. Mais de cem cidades além de Santos, como Buenos Aires, Dublin, Londres, Paris e Berlim, também sairão às ruas para demonstrar apoio à liberdade dos palestinos e protestar contra os abusos das forças israelenses. Em Santos a manifestação terá início às 16h, com concentração na praça das bandeiras. Organizações locais, como a comunidade Islâmica da Baixada Santista, Mandato da vereadora Débora Camilo (PSOL), Associação José Martí e diversas outras organizações, estão desempenhando um papel fundamental na organização deste evento de solidariedade. Neste momento crítico, é fundamental que levantemos nossas vozes em defesa do povo palestino. Diante dos incessantes ataques e violações de direitos humanos promovidos pelo Estado de Israel sobre a Faixa de Gaza, que já soma 27 dias consecutivos de bombar

9 de Março: Uma manifestação pela morte em Santos

Em um cenário frequentemente agitado por disputas sociais e confrontos, várias manifestações ao longo dos anos desfiaram abertamente os pilares dos Direitos Humanos e a valorização da vida. Estes eventos revelaram de parte da sociedade, uma recusa explícita à dignidade humana e infringiram diretamente os direitos fundamentais à vida e à liberdade. Nos Estados Unidos, a trajetória da Ku Klux Klan (KKK) exemplifica dolorosamente como certas manifestações podem se transformar em canais de ódio e agressão. Originária do período pós-Guerra Civil, a organização fez campanhas de terrorismo contra afro-americanos, judeus e imigrantes, adotando linchamentos, incêndios criminosos e ameaças para coagir essas comunidades. Suas marchas e ações públicas não somente difundiam a ideologia da supremacia branca, mas também visavam a eliminação física de grupos considerados inferiores ou ameaçadores à sua concepção de ordem social. No Brasil, a polarização social, tem raízes socio-históricas profundas e