Pular para o conteúdo principal

Melhor cidade... para quem?


No final do ano passado, a empresa de consultoria econômica Delta Economics e Finance divulgou o ranking das cem melhores cidades brasileiras para se viver, colocando Santos na primeira posição e destacando-a como a melhor cidade do Brasil. Mas para quem reside em Santos, embora reconheça suas qualidades, sabe que vivemos em uma cidade marcada por profundas contradições.

Ignorar deliberadamente a realidade da especulação imobiliária, dos problemas ambientais, da mobilidade urbana e dos serviços públicos em colapso, como o sistema de saúde, enquanto se tenta vender a ideia simplista de “melhor cidade”, equivale a negar a existência da desigualdade social e dos diversos problemas que a afetam. Além disso, essa abordagem mascara como esses problemas se distribuem no espaço urbano, perpetuando a invisibilidade das camadas mais vulneráveis da população.

Existe uma ou várias faces de Santos? A praia, os morros e a Zona Noroeste compartilham do mesmo status de desenvolvimento? E o que dizer da grande parcela da população que enfrenta diariamente a ausência de políticas efetivas de ordenamento territorial, mobilidade urbana e saneamento, como é o caso do Dique da Vila Gilda, considerada a maior favela sobre palafitas da América Latina? Nesse local, a infraestrutura é precária e os moradores vivem sujeitos às intempéries, como tempestades e oscilações das marés, frequentemente surpreendidos por inundações e a corrosão das fundações.
Dique da Vila Gilda — Em 2007, 6 mil famílias viviam no local (COHAB)

Diante disso, nos questionamos: melhor cidade para quem? A mídia se aproveita desse título para promover a cidade e atrair o interesse de grandes empresas, enquanto encobre as profundas desigualdades que estão particularmente ligadas ao processo de mercantilização urbana, especialmente à especulação imobiliária. Santos é marcada por disparidades, claramente visíveis na distribuição do espaço urbano. Há uma intensa dinâmica imobiliária que privilegia a valorização das regiões próximas à orla da praia.

Essa “elitização” dificulta o acesso dos mais pobres a essas áreas, inclusive no acesso ao lazer. Devido à crise do Sistema Único de Saúde (SUS), inseparável do processo de mercantilização da saúde, muitos residentes de Santos se veem obrigados a recorrer a planos de saúde privados, mas também encontram dificuldades nessa opção, uma vez que a lógica do mercado é vender mais, não necessariamente proporcionar a melhor qualidade.

O sistema de saúde brasileiro encontra-se refém de empresas que, por meio do financiamento de campanhas de prefeitos e vereadores, perpetuam um ciclo vicioso que mina a estrutura do SUS para promover a venda de planos de saúde.

O transporte coletivo metropolitano e municipal está nas mãos de empresas privadas que priorizam o lucro, resultando em um serviço de baixa qualidade e tarifas caríssimas para a população. Além disso, aqui os motoristas são obrigados a desempenhar simultaneamente as funções de condução e cobrança. Essa dupla responsabilidade impõe um aumento na intensidade do trabalho, que prejudica não só a qualidade do serviço, mas também a saúde e o bem-estar desses trabalhadores.

E as pessoas das demais cidades da Baixada Santista que contribuem para o desenvolvimento de Santos enfrentam uma situação ainda mais grave. O transporte metropolitano é caótico, prejudicando a mobilidade e dificultando o deslocamento diário dessas pessoas. Além disso, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) beneficia apenas uma parcela reduzida da população e também se insere na lógica de mercado que permeia os demais serviços públicos.

O crescimento do porto de Santos tem ocorrido sem preocupações com o risco ambiental e a preservação dos ecossistemas litorâneos e com os moradores e da região em geral. Isso fica evidente ao observarmos as recentes catástrofes ocorridas, como a explosão do tanque da Ultracargo no ano passado e o vazamento de gás tóxico na Localfrio em janeiro deste ano.
Vazamento de produto químico no porto

Os casos de pessoas que adoeceram devido à inalação do gás tóxico representam eventos significativos na história recente da nossa cidade, e nos mostram quão vulneráveis somos e como nosso modelo de crescimento e fiscalização está equivocado.

Essas situações nos convidam a refletir e desmistificar rótulos que têm apenas objetivos comerciais, sem um compromisso genuíno com a verdade, a realidade e a essência das coisas. É crucial reconhecer que existem diversos fatores a serem considerados para determinar se uma cidade como Santos é mesmo a melhor para se viver.

Autoria: Héric Moura (Graduando em Serviço Social pela Unifesp) e Darlene Regina (Advogada)

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de drogas e encarceramento: a culpa é de quem?

Ou por que a Lei de Drogas de 2006 NÃO é a responsável pelo aumento dos aprisionamentos no país * por Marcos de Paula Correlação causal não é relação de causa e efeito Muitas vezes, uma coisa parece ser causa de outra, quando na verdade não é. Esse é um tipo de engano que podemos cometer quando duas coisas estão de fato relacionadas entre si, parecendo haver entre elas uma relação de causalidade, embora entre elas haja apenas uma correlação . Por exemplo: conquanto os estudos não sejam conclusivos, parece haver uma correlação entre fumar maconha e contrair câncer (de boca, garganta ou pulmão). Mas o que de certo já se sabe é que a maconha está muito menos relacionada ao câncer do que o tabaco. O que ocorre é que a combustão da celulose usada no cigarro de maconha é carcinogênica – mas não a própria canábis. Ao contrário, vários estudos mostram que a canábis é antitumoral, ou seja, pode prevenir contra o câncer i . Então, fumar maconha pode estar relacionado a certos casos de cânce

Santos se une a protestos globais em solidariedade à Palestina no sábado (4)

Neste  sábado, 4 de novembro de 2023, cidades ao redor do mundo se unem em um Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, em resposta aos ataques contínuos de Israel contra a Faixa de Gaza. Mais de cem cidades além de Santos, como Buenos Aires, Dublin, Londres, Paris e Berlim, também sairão às ruas para demonstrar apoio à liberdade dos palestinos e protestar contra os abusos das forças israelenses. Em Santos a manifestação terá início às 16h, com concentração na praça das bandeiras. Organizações locais, como a comunidade Islâmica da Baixada Santista, Mandato da vereadora Débora Camilo (PSOL), Associação José Martí e diversas outras organizações, estão desempenhando um papel fundamental na organização deste evento de solidariedade. Neste momento crítico, é fundamental que levantemos nossas vozes em defesa do povo palestino. Diante dos incessantes ataques e violações de direitos humanos promovidos pelo Estado de Israel sobre a Faixa de Gaza, que já soma 27 dias consecutivos de bombar

9 de Março: Uma manifestação pela morte em Santos

Em um cenário frequentemente agitado por disputas sociais e confrontos, várias manifestações ao longo dos anos desfiaram abertamente os pilares dos Direitos Humanos e a valorização da vida. Estes eventos revelaram de parte da sociedade, uma recusa explícita à dignidade humana e infringiram diretamente os direitos fundamentais à vida e à liberdade. Nos Estados Unidos, a trajetória da Ku Klux Klan (KKK) exemplifica dolorosamente como certas manifestações podem se transformar em canais de ódio e agressão. Originária do período pós-Guerra Civil, a organização fez campanhas de terrorismo contra afro-americanos, judeus e imigrantes, adotando linchamentos, incêndios criminosos e ameaças para coagir essas comunidades. Suas marchas e ações públicas não somente difundiam a ideologia da supremacia branca, mas também visavam a eliminação física de grupos considerados inferiores ou ameaçadores à sua concepção de ordem social. No Brasil, a polarização social, tem raízes socio-históricas profundas e