Pular para o conteúdo principal

Sobre a necessidade de uma cobertura jornalística latino-americana



por Valério Paiva*


Acompanhado a cobertura sobre o acidente com o voo da delegação da Chapecoense, podemos debater muito sobre o que foi sensacionalismo, o que foi interesse jornalístico, o que foi caça cliques, o que foi digno, etc. E é necessário debater os limites e para onde vai e para onde deve ir o jornalismo.

Mas uma coisa chamou muito a atenção na cobertura da Fox Sports e da ESPN Brasil foi o uso constante da estrutura e dos repórteres locais da Fox Sports colombiana e da ESPN Sur da Colômbia, com jornalistas entrando ao vivo reportando as notícias em espanhol e conversando com âncoras brasileiros que falavam português. E mesmo quem não tem conhecimento do idioma espanhol conseguiria compreender as informações que estavam sendo divulgadas.

Tudo bem que as duas emissoras, de capital estadunidense pertencentes ao Murdoch e a Disney, tinham a facilidade de já terem sucursais nos dois países envolvidos nesse caso. Isso facilita um intercâmbio dessa forma, e em outras coberturas de competições esportivas não foi a primeira vez que as duas empresas realizaram essa troca de profissionais. Mas era sempre muito eventualmente que isso acontecia.

Fica no ar que é possível e mais do que necessário, em especial para o Brasil, ampliar a cobertura jornalística que envolva todo o continente. O idioma pode ser uma aparente barreira, mas não intransponível. Muitas vezes no jornalismo brasileiro (ou quase sempre) a cobertura da Europa e dos EUA é mais constante do que as notícias do resto de nosso continente.

Poucos veículo brasileiros possuem correspondentes na região, e muitas vezes as coberturas de eventos importantes são feitas por eventuais enviados especiais, agências européias, ou coisas mais esquizofrênicas como a Globo que costuma cobrir a Venezuela e a partir de um jornalista argentino hospedado em Buenos Aires (!!!), quando não usa os inúmeros repórteres que moram nos Estados Unidos (!!!).

Algumas iniciativas localizadas que já existem possuem limites. O El País tem um projeto editorial interessante no Brasil, mas sua visão de mundo é centrada num conservadorismo liberal de Madrid. A Telesur foi a quem melhor aproximou do que poderia ser o ideal, como emissora pública panacional de notícias. Mas a Telesur tem como limites a relação umbilical com o PSUV de um lado, e de outro uma falta de interesse do então Governo Lula de fazer parcerias entre o canal venezuelano e a então jovem EBC. Além de não incentivar entrada da Telesur no line-up das distribuidoras pagas brasileiras, pois só está presente na limitada operação da Vivo TV. Mas nada surpreendente vindo de governos que sequer ajudaram a expansão do sinal da TV Brasil na aberta e nem colocaram na legislação a garantia de distribuição do canal público brasileiro em HD nas tvs pagas.

Enfim, não apresentou nenhuma proposta nem solução para nada, e sei que a cobertura jornalística da América Latina continuará a ser problemática na imprensa brasileira. E muitas vezes nos demais países é exatamente o oposto, pois já acompanhei a cobertura das eleições brasileiras por empresas argentinas e venezuelanas, e foi nítida a diferença.

Mas fica a reflexão que é necessário e possível realizar uma cobertura jornalística que integre todos os países do continente com o Brasil com profissionais de múltiplos países. Nem que para isso tenha que ter sido demonstrado pelo esforço de profissionais (e não dos donos) de duas emissoras esportivas de sinal fechado cujo alcance está longe da grande maioria da população. Esforço esse potencializado pelo desafio de cobrir um momento doloroso onde os jornalistas infelizmente viraram notícia.


*Valério Paiva é repórter do Jornal da Unicamp. Colaborou com publicações como Caros Amigos, Revista Adusp, PUCViva, Valor Econômico, dentre outras, além de ter trabalhado com assessoria de imprensa e colaborado com a comunicação de movimentos sociais. É diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp e membro dos coletivos de jornalistas Sindicato é Pra Lutar e LutaFENAJ.                        

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de drogas e encarceramento: a culpa é de quem?

Ou por que a Lei de Drogas de 2006 NÃO é a responsável pelo aumento dos aprisionamentos no país * por Marcos de Paula Correlação causal não é relação de causa e efeito Muitas vezes, uma coisa parece ser causa de outra, quando na verdade não é. Esse é um tipo de engano que podemos cometer quando duas coisas estão de fato relacionadas entre si, parecendo haver entre elas uma relação de causalidade, embora entre elas haja apenas uma correlação . Por exemplo: conquanto os estudos não sejam conclusivos, parece haver uma correlação entre fumar maconha e contrair câncer (de boca, garganta ou pulmão). Mas o que de certo já se sabe é que a maconha está muito menos relacionada ao câncer do que o tabaco. O que ocorre é que a combustão da celulose usada no cigarro de maconha é carcinogênica – mas não a própria canábis. Ao contrário, vários estudos mostram que a canábis é antitumoral, ou seja, pode prevenir contra o câncer i . Então, fumar maconha pode estar relacionado a certos casos de cânce

Santos se une a protestos globais em solidariedade à Palestina no sábado (4)

Neste  sábado, 4 de novembro de 2023, cidades ao redor do mundo se unem em um Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, em resposta aos ataques contínuos de Israel contra a Faixa de Gaza. Mais de cem cidades além de Santos, como Buenos Aires, Dublin, Londres, Paris e Berlim, também sairão às ruas para demonstrar apoio à liberdade dos palestinos e protestar contra os abusos das forças israelenses. Em Santos a manifestação terá início às 16h, com concentração na praça das bandeiras. Organizações locais, como a comunidade Islâmica da Baixada Santista, Mandato da vereadora Débora Camilo (PSOL), Associação José Martí e diversas outras organizações, estão desempenhando um papel fundamental na organização deste evento de solidariedade. Neste momento crítico, é fundamental que levantemos nossas vozes em defesa do povo palestino. Diante dos incessantes ataques e violações de direitos humanos promovidos pelo Estado de Israel sobre a Faixa de Gaza, que já soma 27 dias consecutivos de bombar

9 de Março: Uma manifestação pela morte em Santos

Em um cenário frequentemente agitado por disputas sociais e confrontos, várias manifestações ao longo dos anos desfiaram abertamente os pilares dos Direitos Humanos e a valorização da vida. Estes eventos revelaram de parte da sociedade, uma recusa explícita à dignidade humana e infringiram diretamente os direitos fundamentais à vida e à liberdade. Nos Estados Unidos, a trajetória da Ku Klux Klan (KKK) exemplifica dolorosamente como certas manifestações podem se transformar em canais de ódio e agressão. Originária do período pós-Guerra Civil, a organização fez campanhas de terrorismo contra afro-americanos, judeus e imigrantes, adotando linchamentos, incêndios criminosos e ameaças para coagir essas comunidades. Suas marchas e ações públicas não somente difundiam a ideologia da supremacia branca, mas também visavam a eliminação física de grupos considerados inferiores ou ameaçadores à sua concepção de ordem social. No Brasil, a polarização social, tem raízes socio-históricas profundas e