segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Cinespaço Santos exibe filme que retrata a vida da filósofa Lou Andreas-Salomé

Escritora e psicanalista russa, que conheceu e trabalhou com nomes como Friedrich Nietszche e Sigmund Freud, tem sua história contada em produção em cartaz em Santos



A filósofa e escritora Lou Andreas-Salomé (1861—1937) viveu intensamente alguns dos períodos e encruzilhadas fundamentais do humanismo europeu no fim do século 19 e início do 20. Ensaísta e poeta, ela conviveu com o filósofo Friedrich Nietzsche (1844—1900), com o poeta Rainer Maria Rilke (1875—1926) e foi aluna do fundador da psicanálise, Sigmund Freud (1856—1939). Essa vida marcada por uma paixão insaciável pelo conhecimento é reconstituída no filme Lou, que estreou recentemente no Guion.

No longa, trabalho de estreia na ficção da diretora Cordula Kablitz-Post, após décadas assinando documentários para a TV alemã, Lou Andreas-Salomé é retratada em três períodos: a infância e juventude; a idade adulta, na qual é vivida por Katharina Lorenz; e a velhice, nos anos 1930, interpretada por Nicole Heesters em uma Alemanha ameaçada pela ascensão do nazismo.

O filme 'Lou' está em exibição no Cinespaço Santos.