Pular para o conteúdo principal

Deputado Raul Marcelo (PSOL) questiona governo estadual sobre o fechamento de oficinas culturais


Após reforma de R$ 10,6 mi,Cadeia Velha  poderá fechar as portas no final de dezembro


O destino da Cadeia Velha de Santos é incerto, logo após uma reforma que se iniciou em 2014 e custou mais de 10,6 milhões, ela foi reinaugurada no dia 01 de agosto deste ano, como um centro cultura, mas devido ao fechamento das oficinas culturais por parte do governo estadual, não se sabe como ficará em 2017, tendo grande risco do prédio ficar ocioso.

O fechamento de oficinas não afeta apenas Santos, mas o interior também, neste contexto, o deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) protocolou, nessa semana, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), um requerimento questionando o governo estadual sobre os motivos do fechamento, a partir de 1º de janeiro de 2017, de oficinas culturais.

Para Raul Marcelo, as oficinas culturais têm o papel estratégico de ser um espaço de formação cultural. “O fechamento dessas unidades terá um prejuízo irreparável em termos de pleno acesso à cultura, uma vez que a instituição é um efervescente polo de formação cultural, sendo um espaço que testemunhou grande parte da vivência cultural”, afirma o deputado estadual pelo PSOL.

Além do fechamento das oficinas culturais no interior paulista, Raul Marcelo também teve o conhecimento que o contrato do governo estadual com o Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura), organização social responsável pela gestão das oficinas no Estado de São Paulo, havia sido rescindido. As unidades localizadas no interior paulista ficam nos municípios de Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Raul Marcelo fez os seguintes questionamentos ao secretário de Estado da Cultura, José Roberto Sadek: “Quais são os motivos para o fechamento das oficinas culturais situadas no interior paulista?”; “A decisão de desativar as oficinas culturais foi precedida por audiências públicas e/ou consultas aos setores da sociedade civil que tradicionalmente atuam na área cultural? Se a resposta for positiva, favor indicar detalhadamente os instrumentos de participação popular que foram utilizados para lastrear essa decisão, informando inclusive as datas e locais desses eventos”; “Quantas unidades serão desativadas e onde cada uma está localizada?”; e Por que foi rescindido o contrato administrativo com o Poiesis?

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de drogas e encarceramento: a culpa é de quem?

Ou por que a Lei de Drogas de 2006 NÃO é a responsável pelo aumento dos aprisionamentos no país * por Marcos de Paula Correlação causal não é relação de causa e efeito Muitas vezes, uma coisa parece ser causa de outra, quando na verdade não é. Esse é um tipo de engano que podemos cometer quando duas coisas estão de fato relacionadas entre si, parecendo haver entre elas uma relação de causalidade, embora entre elas haja apenas uma correlação . Por exemplo: conquanto os estudos não sejam conclusivos, parece haver uma correlação entre fumar maconha e contrair câncer (de boca, garganta ou pulmão). Mas o que de certo já se sabe é que a maconha está muito menos relacionada ao câncer do que o tabaco. O que ocorre é que a combustão da celulose usada no cigarro de maconha é carcinogênica – mas não a própria canábis. Ao contrário, vários estudos mostram que a canábis é antitumoral, ou seja, pode prevenir contra o câncer i . Então, fumar maconha pode estar relacionado a certos casos de cânce

Santos se une a protestos globais em solidariedade à Palestina no sábado (4)

Neste  sábado, 4 de novembro de 2023, cidades ao redor do mundo se unem em um Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, em resposta aos ataques contínuos de Israel contra a Faixa de Gaza. Mais de cem cidades além de Santos, como Buenos Aires, Dublin, Londres, Paris e Berlim, também sairão às ruas para demonstrar apoio à liberdade dos palestinos e protestar contra os abusos das forças israelenses. Em Santos a manifestação terá início às 16h, com concentração na praça das bandeiras. Organizações locais, como a comunidade Islâmica da Baixada Santista, Mandato da vereadora Débora Camilo (PSOL), Associação José Martí e diversas outras organizações, estão desempenhando um papel fundamental na organização deste evento de solidariedade. Neste momento crítico, é fundamental que levantemos nossas vozes em defesa do povo palestino. Diante dos incessantes ataques e violações de direitos humanos promovidos pelo Estado de Israel sobre a Faixa de Gaza, que já soma 27 dias consecutivos de bombar

9 de Março: Uma manifestação pela morte em Santos

Em um cenário frequentemente agitado por disputas sociais e confrontos, várias manifestações ao longo dos anos desfiaram abertamente os pilares dos Direitos Humanos e a valorização da vida. Estes eventos revelaram de parte da sociedade, uma recusa explícita à dignidade humana e infringiram diretamente os direitos fundamentais à vida e à liberdade. Nos Estados Unidos, a trajetória da Ku Klux Klan (KKK) exemplifica dolorosamente como certas manifestações podem se transformar em canais de ódio e agressão. Originária do período pós-Guerra Civil, a organização fez campanhas de terrorismo contra afro-americanos, judeus e imigrantes, adotando linchamentos, incêndios criminosos e ameaças para coagir essas comunidades. Suas marchas e ações públicas não somente difundiam a ideologia da supremacia branca, mas também visavam a eliminação física de grupos considerados inferiores ou ameaçadores à sua concepção de ordem social. No Brasil, a polarização social, tem raízes socio-históricas profundas e