segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Vereadora do PSOL é ameaçada fisicamente na Internet e reage com BO na Delegacia de Defesa da Mulher


A vereadora de Sorocaba pelo PSOL Fernanda Garcia foi surpreendida por ataques de ódio e incitação a violência, via Facebook nessa sexta-feira, 09/02. Segundo a vereadora um homem desconhecido publicou comentário ameaçando agredi-la fisicamente e ofendendo a parlamentar.




Este caso de está ligado a divulgação de uma notícia falsa em uma página ligada a um grupo de extrema direita, esta página é conhecida por veicular "fake news" (matérias falsas) e neste caso divulgou uma informação manipulada sobre a vereadora.

Fernanda Garcia que é conhecida por seu trabalho na área dos direitos humanos e combate a opressão e machismo registrou Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Defesa a Mulher de Sorocaba.

Expressão do machismo e violência contra a mulher


Fernanda enfatiza que "esse ataque de gênero não surgiu do nada, são anos de machismo enraizado em nossa sociedade. Eu participei de coletivo feminista em minha formação política, sei que a verdadeira intenção desse tipo de ataque é desestabilizar a mulher, mas estou consciente de que esse registro de BO é uma forma de reagir às agressões de gênero".

É importante não ignorar as ameaças, muitas vezes tidas como "não importantes". É preciso denunciar e tomar todas as medidas cabíveis, pois geralmente ela é o início de situações de violência física de grandes proporções.

A medida da vereadora além de buscar sua proteção, também serve de exemplo para que todas as mulheres ameaçadas e ofendidas nas redes sociais denunciem e tomem as medidas cabíveis.